Comecei a usar o Windows Vista no meu trabalho há uma semana. Confesso que não foi opção minha, compramos um Dell já configurado e que veio o Vista Business pré-instalado. Este post deveria se chamar na verdade “apanhando para usar o windows vista”.
Quanto ao desempenho não posso dizer que não é maravilhoso pois a máquina é uma Pentium Core 2 Duo – 2,13GHz, com 2GB de RAM. Cheira a novo o bichinho. Windows recém instalado é aquele negócio que voa. Como sabemos acho que todo sistema operacional voa quando instalado, depois vai murchando e murchando…
Vou comentar a minha batalha com os menus para encontrar as opções e aplicativos que eu queria usar. Ainda é um inferno pra mim acostumar com esta interface nova. Eles deveriam contratar alguém da Apple pra ajudar pois até pra desligar o micro é complicado. Os menus são bem confusos e tem mil opções pra chegar aonde você quer. Talvez eu seja burro e ainda não tenha aprendido a usar. É tudo bonitinho com efeitos extravagantes pra tudo quanto é lado, mas não se compara com a simplicidade do Mac OS X.
Atenção pra quem vai se aventurar pelo Vista! Ele não roda todos os programas dos Windows anteriores. Principalmente pro pessoal que usa mais pra trabalho aplicativos mais complicados. Tentei instalar o Oracle e nada. O TightVNC (aplicativo pra controle remoto) deu umas mensagens estranhas que até agora não sei se funcionou ou não pois não consigo acessar de outras máquinas. Pode ser o firewall. Portanto verifique se os aplicativos que você usa já são compatíveis com o Vista antes de migrar.
De resto não da pra verificar todas as melhoras ditas pela Microsoft. Para o usuário comum é somente mais bonito e só mesmo. Talvez seja mais seguro, o tempo dirá. E tem o problema da incompatibilidade dos aplicativos. Acho que para o mundo corporativo que desenvolve aplicações é uma obrigação já começar a homologar os seus programas com o Vista, afinal ele será o sucessor dos servidores e desktops atuais.
[tags]windows-vista[/tags] [tags]windows[/tags] [tags]microsoft[/tags]
Stay connected