Comprei o novo Mac OS X Leopard e no sábado fui todo feliz instalar no meu MacBook, logo no início já recebi uma estranha mensagem dizendo que não seria possível fazer a instalação porque a partição do meu HD não era do tipo GUID, “You cannot install Mac OS X on this volume…”. Totalmente frustrado fui procurar saber no Google, meu guru, qual o motivo do meu impedimento. O problema é que eu recentemente troquei o HD no meu MacBook, de um 80GB não satisfeito para um humilde 250GB e depois com o Carbon Copy Cloner passei meus dados e programas para o novo HD. O problema é que ao formatar este HD eu não especifiquei o tipo de partição (como eu ia saber que deveria especificar isso) e o default (padrão) era o tipo de partição Apple para Power PCs.
E agora? Já tinha mais de 100GB ocupados no meu HD do MacBook e a solução teria que ser apagar tudo e reformatar. Daquelas soluções que não são muito bem “a solução”. Mas não tinha jeito, eu teria que apagar tudo. A única coisa que eu poderia fazer pra minimizar o meu prejuízo era dar uma volta nesta solução. O que eu fiz.
Você precisa de um HD externo Firewire e o programa Carbon Copy Cloner (grátis). Vamos aos passos:
1. Usando o Carbon Copy Cloner, clonei meu HD do MacBook para o HD externo firewire.
2. Iniciei o MacBook através do HD externo (no boot pressionar a tecla “Option”). Lembre-se que só dá pra fazer isso com HD firewire.
3. Usando o Disk Utility, re-particionei o HD do MacBook com a partição GUID.
4. Novamente no Carbon Copy Cloner, clonei o HD externo firewire para o HD do MacBook.
5. Reiniciei o MacBook pelo HD interno já no sistema de partição GUID e normalmente instalei o Leopard.
Deu um trabalho, tempo gasto enorme, mas era a única opção sem ter que reinstalar todos meus programas e configurações. Isso sim seria uma perda de tempo maior.
Stay connected