Se você gerencia um website, tem uma loja online ou até um blog no WordPress ou joomla já deve ter passado pelo pesadelo de ter seu código hackeado.
Muitas vezes o dono do site nem percebe pois o hack é invisível através da inserção de um código “maligno” no rodapé de todas suas páginas web.
O propósito é quase sempre o mesmo, roubar visitas e direcionar tráfego para sites com malware (veja a lista logo abaixo) que afetam o computador de quem os acessa.
O Google percebe logo que seu site foi hackeado e em poucos dias remove seu domínio dos resultados de suas buscas do google.com. É um verdadeiro pesadelo para qualquer um.
Mais importante do que divulgar a lista contendo os dez mais utilizados sites de malware é falar de medidas preventivas para evitar este problema:
Medidas Preventivas:
- Atualize seu WordPress ou qualquer outro gerenciador de conteúdos para a última versão existente
- Mantenha as permissões dos seus arquivos bloqueadas para escrita. O plugin wp-security Scan pode ajudar nesta tarefa. Leia o artigo “Proteger Seu Blog de Hackers”
- Monitore alterações nos arquivos do seu site. Usei um script para identificar e reportar via email qualquer alteração.
- Use uma senha segura com letras, números e caracteres especiais como ponto, asterísco ou exclamação para dificultar a quebra. Altere ela regurlamente.
Portanto, tome cuidado ao navegar na internet para não cair num destes domínios. O Firefox ou Google Chrome já usam a API do Google de segurança (Google Safe Browsing API), mas você ainda pode incluir no seu navegador estes domínios na lista de sites bloqueados.
Top Sites de Malware
- 38zu.cn
- googlesanalytics.net
- tousecn.cn
- tqwerz.cn
- goooogleadsense.biz
- 94.247.2.195
- gumblar.cn
- d99q.cn
- orgsite.info
- martuz.cn
Fonte: Google Security Blog.
Stay connected