O formato de compactação de músicas FLAC é muito usado para compartilhar arquivos de audio na internet. Seu modo de compactação sem perdas oferece um ótimo recurso para fazer backup dos CDs originais de forma integral.
Muitas vezes você tem arquivos no formato FLAC e precisa converte-los para MP3 ou então gravar num CD de audio. No Windows existem diversos programas que fazem isso, incluindo o Nero ou mesmo o CDBurnerXP. Para converter os arquivos de FLAC para WAV no Windows você pode usar o programa original FLAC for Windows.
Para gravar um arquivo de audio FLAC, é necessário converter antes para o formato WAV. Alguns programas pagos como o Toast fazem isso, mas se você não tem a licença, pode usar de outras ferramentas disponíveis grátis na internet como o X Audio Compression Toolkit (xACT) para converter para WAV e em seguida o Burn para gravar para o CD.
Usando o X Audio Compression Toolkit
Logo que abrir o xACT verá a aba de opção “decode” que já tem até o formato de saída WAV marcado. Basta escolher seus arquivos FLAC e clicar no botão “decode”.
Depois que o processo de conversão terminar você terá seus arquivos digitais no formato WAV. São arquivos bem grandes pois não contém nenhum tipo de compactação otimizado de audio. Cada música deve ter por volta de 40-50mb.
Use o programa grátis Burn para gravar os arquivos WAV para o CD:
Usar o Burn é bastante simples, vá na aba de Audio, inclua os arquivos WAV gerados pela conversão do XACT. Organize eles na ordem que quiser, altere o intervalo entre as faixas e clique no botão BURN para gravar para CD.
Converter de FLAC para MP3
O XACT também faz a conversão de FLAC para Mp3, basta ir na aba “lossy” para incluir seus arquivos e iniciar o processo.
Outro programa interessante para converter entre formatos no Mac OS X é o Max.
Stay connected