Muita gente fala do Bitcoin, a moeda digital descentralizada que vem sendo altamente valorizada e promete ser o futuro das finanças mundial. Hoje (20/7/2017) o Bitcoin vale perto dos incríveis 2500 dólares, um valor muito alto que impressiona.
Se você esta se familiarizando com o Bitcoin, saiba que é apenas uma das dezenas de moedas digitais disponíveis no mercado, cada uma com sua função específica e valorização. A moeda mais conhecida depois do Bitcoin é o Ethereum.
O Ethereum não é propriamente uma moeda digital mas uma forma de contrato inteligente, que permite que você transfira fundos atrelado a certas condições como se fosse um contrato. Você pode saber mais na página oficial do projeto Ethereum que conta com muito apoio e também muito investimento, cerca de 22 bilhões de dólares até o momento deste post.
Leia: Veja Como Comprar Ethereum de Forma Rapida e Segura
O Ethereum ganhou muita popularidade com seu modelo de “Proof of Work” que necessitava de “mineradores” ao redor do mundo para realizar as transações e ganhavam uma porcentagem com isso. Houve uma corrida para minerar e ganhar Ethereuns em troca onde milhares de pessoas compraram hardware de um PC com várias placas de vídeo (GPU) potentes, os chamados “rigs” de mineração, para realizar o processamento. Conseguiram esgotar o mercado das Radeon AMD RX470 e RX480 por exemplo.
Escrevi uma série de artigos mostrando como Montar Seu Rig de Mineração de Ethereum e outras moedas. O artigo mostra passo a passo que equipamento você deve comprar, como montar tudo, o software utilizado. É interesante pois este equipamento serve para minerar outras moedas como o Monero, Pascal, ZCash e muitas outras.
Se você pensa em começar a minerar Ethereum ou outra moeda, faça antes o cálculo de rentabilidade do minerador.
Antes de tudo, você deve ter a sua carteira de Ethereum. A carteira é um endereço grande em números e letras e contém também uma chave privada (que você deve guardar muito bem guardada e nunca perder).
Baixe o Geth para seu computador, é um software open-source (gratis e aberto) e tem versão para Windows, MacOS e Linux.
Depois que baixar e instalar o Geth você esta pronto pra criar sua carteira.
Abra um “prompt de comando” (executar -> CMD > enter)
Digite este comando para acessar a pasta do Geth (se você não alterou o local padrão):
cd \Program Files\Geth
Para criar a nova carteira digite:
geth account new
Digite uma senha FORTE! E nunca se esqueça dela.
Agora você ja tem seu endereço Ethereum!!! Anote ele num lugar especial.
Para copiar e colar marque o texto e dê um enter. Se você fechar a janela e quiser saber o endereço novamente, dê o seguinte comando no prompt:
geth account list
Junto com o endereço Ethereum suas chaves privadas foram criadas. Estas são ainda mais críticas para que você guarde num lugar seguro.
Para localizar suas chaves acesse a pasta:
%APPDATA%\Ethereum
Basta abrir uma janela do explorer e colar a linha acima na barra de endereço e dar um enter para acessar diretamente.
Copie a pasta KEYSTORE para um pen drive e coloque num cofre físico caso você deposite fundos na sua carteira.
Para ver os fundos do seu endereço Ethereum você pode usar o site Etherscan.io
Agora veja o artigo sobre o software de mineração de Ethereum
ou
Leia: Veja Como Comprar Ethereum de Forma Rapida e Segura
Stay connected