O que esperar de um aparelho eletrônico do tamanho de um maço de cigarros que tem o nome de Airport Express? Primeiramente ele é um mini router wireless mas é muito mais do que isso. Talvez seja uma das coisas mais brilhantes que ja comprei afinal foi um produto que trouxe muito mais do que eu esperava.
O Airport Express é um roteador que pode criar uma rede wireless ou fazer parte da sua rede wireless já existente. Funciona tanto para Mac quanto para Windows. Portátil e compacto, dá pra levar pra qualquer lugar.
Na sua rede wireless ele tem a função de streaming de audio. Ele tem uma saída de audio para conectar no home theater que você transmite música através do iTunes de onde estiver na sua casa. Se você tem um laptop e está na cama pode controlar suas músicas. Isso pra mim é algo maravilhoso porque é tão prático e fácil de usar que parece mágica. Coisa da Apple.
No iTunes basta escolher a saída do som, se no seu computador ou no AirPort Express que ele encontra automaticamente na rede.
Além disso ele tem uma porta USB para conectar impressora e compartilha-la na rede e torna-la acessível de todos computadores na rede.
(Airport Express criando a rede wireless)
Este mês eu ainda descobri mais uma função: Se você usa o Airport Express conectado na rede wireless de um Airport Extreme (roteador wireless da Apple) através do modo WDS, o Airport Express vira um extensor da rede wireless. Além disso você pode usar a porta de conexão ethernet dele para conectar seu pc na rede.
Por todos estes motivos eu olho pra aquela caixinha branca e penso “que bom negócio eu fiz”. O Airport Express custa nos EUA 99 dólares. A Apple atualizou a versão do Airport Express recentemente para uma conexão mais rápida de rede 802.11n.
Stay connected