Um dilema para quem tem um disco externo USB e usa computadores Mac e Windows, a formatação NTFS.
Para quem não sabe, os discos rígidos, ou memórias tipo Pen Drive podem ser formatados de diversas maneiras tais como: NTFS, FAT32, Mac OS Extendido, etc.. Essas siglas estranhas representam o sistema de arquivos utilizado. Até aí seria como poder instalar um Linux ou Windows no seu Pc.
O problema é quando você quer usar o disco em computadores com sistemas operacionais diferentes, Mac OS X ou Windows. Cada sistema operacional prefere trabalhar com um sistema de arquivos. Para arquivos pequenos não há problema nenhum, pois com o disco externo formatadao em FAT32 você pode gravar tanto no Mac quanto no Windows.
O Windows usa o NTFS ou FAT32 e pode escrever no sistema do Mac porém somente com programas pagos (pelo que conheço).
O problema do FAT32 é que os arquivos não podem ter mais que 4Gb. E isso é muito ruim pois hoje já existem filmes em bluray convertidos para arquivos que excedem esse tamanho. O que fazer?
O Mac OS X usa o “Mac OS Extendido” e não escreve arquivos no sistema NTFS sem ajuda de um programa externo (que já falo a seguir).
A minha solução foi usar o NTFS, primeiramente converti meu disco externo USB de 1TB para NTFS com o Windows.
Primeiro identifique a letra que representa seu disco externo, você pode fazer isso através do Windows Explorer.
Depois, basta entrar na linha de comando, menu Iniciar->Executar->CMD e digitar o comando:
convert letra da unidade: /fs:ntfs
É recomendável fazer uma verificação de integridade do disco antes, eu fiz através do comando:
chkdsk /f f:
ou por exemplo para o disco e:
convert e: /fs:ntfs
O processo não demorou mais do que 5 minutos.
Gravando Arquivos em Discos em NTFS no Mac OS X
Com o disco externo no sistema NTFS você não tem problema nenhum no Windows, pode gravar seus arquivos enormes de mais de 4Gb, porém no Mac isso não é tão fácil e é necessária a instalação de um programa externo.
O NTFS-3G é o “cara” que faz isso.
Você que tem seu Mac, pode baixa-lo no site oficial macntfs-3g.blogspot.com, depois instalar e reiniciar o Mac para usar. A utilização é transparente para o usuário, basta plugar seu disco USB para o Mac poder ler e escrever. A escrita não é tão rápida quanto o normal mas funciona bem.
Stay connected