Hoje vi a foto do presidente apedeuta com um laptop de $100, o qual pretende gastar milhões para comprar e colocar nas escolas pelo Brasil. Fico pensando comigo mesmo, um laptop de $100 dólares, será que vale?
Fui investigar na internet, o site One Laptop Per Child que tem cara de website de $1 dólar. No site tem a descrição to tal notebook e algumas fotos.
Na primeira impressão, o que pensamos é que fazendo isso, o presidente apedeuta toma uma atitude exemplar, se quase todas as pessoas da classe média não tem um laptop, doar às crianças pobres parece ser um tanto quanto dizer a nação o quanto somos ricos e bonzinhos.
Vamos aos fatos:
A tal maquininha é baseada em Linux, monitor em cores, um tal de “trasnmissive DVD mode”, que não sei o que é mas se não é um DVD normal, o que será? Processador de 500MHz, 128MB DRAM e 500MB de memória flash (as mesmas utilizadas em máquinas digitais). Não terá HD, mas quatro portas USB. A máquina funcionará em rede peer-2-peer e ainda estudam como liga-la na internet. É um computador da Barbie, no máximo!
No Brasil o imposto de importação de eletrônicos chega a 60%, sendo que não há fábricas nacionais que ganham com isso pois não se fabrica computadores no Brasil, apenas monta-se. As fábricas ainda gastam mais com esse imposto já que ela mesma tem que adquirir computadores para seu funcionamento. Porque não baixar essas tarifas? Vamos ver como funciona nos EUA?
Já econtra-se nos EUA, notebooks por menos de $500 dólares. No site da Bestbuy, em 30 segundos, eu encontrei um da Compaq por $479,99 com a seguinte configuração:
With Intel® Graphics Media Accelerator 950, high-speed wireless LAN and 2 USB 2.0 connections, this notebook will handle your computing needs with on-the-go portability.
* Intel® Celeron® M processor 420 with 533MHz frontside bus, 1MB L2 cache and 1.6GHz processor speed
* 512MB DDR2 memory for multitasking power, expandable to 2GB
* DVD-ROM/CD-RW combo drive
Tudo bem né, 4x mais caro, mas é um computador que serve para aprender alguma coisa real, para o mundo real da informática e do mercado de trabalho. E se 4 pessoas utilizassem o mesmo computador, já seria lucro.
Agora imaginem esse computador a manivela do Lula lélé, as crianças não tem escola no Brasil, se tem, não tem como ir, não tem professores, que quando tem professores, estes são pagos com esmola do governo. Não há uma política séria de educação. Não há nada em relação à educação. Do básico às universidades federais, tudo caindo aos pedaços.
Eu me pergunto: Onde entrariam estas máquinas de brinquedo?
É uma pergunta séria a ser feita. Os menos informados pensam, poxa o presidente é tão bonzinho, que país chique o nosso que dá laptops às crianças. É chique mesmo, só faltam as Barbies pra usar estes brinquedos.
Vamos rir dessa pra não chorar…
Stay connected